Água, fonte de vida.

"Porque preservar é preciso"

Também conhecido como Rio Alcobaça, é o principal motivo pelo qual existe a cidade de Alcobaça. Em meados do século XVIII, alguns moradores da cidade de Caravelas, em busca de terras mais férteis acabaram povoando a região. Surgindo assim, a Vila de Alcobaça.



O Rio Itanhém nasce na aldeia dos Machacalis na divisa entre Minas Gerais e Bahia.
Tem como seu principal afluente o Rio Itanhetinga. É de vital importância para a qualidade de vida para as populações ribeirinhas, assim como também para Teixeira de Freitas. O rio atua também como centro da economia do município, na produção agrícola, na pescaria em alto-mar, e entre outros fatores.



Os peixes mais frequentes de se encontrar no rio Itanhém são: cordata, traíra, piau, bagre e cascudo. Mas existem também alguns crustáceos como o pitu e o camarão.



O Rio Itanhém vem passando por alguns problemas, como a proliferação do bagre africano, um peixe que não é nativo do rio, e que está provocando o desequilíbrio nas espécies nativas, o que necessita urgentemente de medidas a serem tomadas pelos órgãos responsáveis pelo controle ambiental.

Outro problema gravíssimo é o desmatamento ilegal nas margens do rio, o que degrada o meio ambiente e deixa em desequilíbrio o seu ecossistema. Para pôr fim nessa irregularidade, a principal iniciativa deve partir dos próprios moradores, que devem ajudar a combater essa situação que acaba prejudicando toda a comunidade



É exigência da Legislação que sejam preservados pelo menos 30 metros de cada lado da margem do rio, mas não é o que está acontecendo. As propriedades ao longo do rio não estão respeitando a Legislação.


Fotos: André Gil

2 comentários:

Deveria haver maior rigor na fiscalização das nascentes e também o curso dos rios, e cada municipio ser responsável pelo reflorestamento das márgens dos rios, bem como a concientização da urgente recuperação dos rios e nascentes, senão em breve todos secarão. Os órgãos ambientais tem afrouxado a mão.

Reflorestem,por favor !! ! Poder público, mexa - se!!!

Postar um comentário


Você sabia?!


- Há falta de água em pelo menos 26 países, afetando cerca de 232 milhões de pessoas.

- Um milhão de litros de água, são gastos para se produzir mil quilos de papel, e 2.750.000 litros para se produzir mil quilos de borracha !

- O homem pode gastar 50 litros de água somente numa rápida ducha de 3 minutos!

- Você se importa com a qualidade da água que consome? Saiba que 80% dos leitos hospitalares, nos paises em desenvolvimento, são ocupados por pacientes acometidos por doenças de veiculação hídrica.


- Mais de 90% dos esgotos domésticos e cerca de 70% dos efluentes industriais não tratados são lançados nos corpos d'água.

- Para cada 1.000 litros de água utilizada pelo homem resultam 10.000 litros de água poluída (ONU, 1993).


- A partir de 1950 o consumo de água, em todo o mundo, triplicou. O consumo médio de água, por habitante, foi ampliado em cerca de 50%.

Você desliga a torneira ao escovar os dentes?

Quantos litros de água você gasta por dia?

Quanto tempo você gasta para tomar banho?