Água, fonte de vida.

"Porque preservar é preciso"

Cada vez mais ouvimos falar sobre a preservação do meio ambiente, aquecimento global, falta de recursos hídricos, etc... Esse tema nos persegue por conta dos grandes desastres ambientais que estão acontecendo no mundo. Porém, assim como somos os principais culpados, podemos viabilizar formas de controlar a situação.

- PROJETOS QUE PODEMOS ADOTAR PARA DIMINUIR O CONSUMO DE ÁGUA EM NOSSAS CASAS :

.Sistema de armazenamento para a água da chuva:



A água da chuva é de boa qualidade e têm várias utilidades nas atividades domesticas, porém, ao invés disso deixamos que ela escorra para os bueiros sem que possa ser aproveitada. E a água da chuva está a nossa disposição, de graça, só esperando que seja utilizada. E ainda economizaríamos com isso, assim como o governo, pois precisariam tratar menos água para consumo.

Você tem idéia do quanto deixamos de aproveitar? Vamos fazer um cálculo simples. Imaginando uma casa popular, com 50,00 m² de área. Sendo assim teremos um telhado de 50,00 m² para coletar água. Se esta casa for para uma família de quatro pessoas, com um consumo médio de 150 litros por pessoa, teremos então um consumo de 600 litros por dia, num total de 18.000 litros por mês (equivalente a 18,0 m³). Admitindo que a precipitação média seja de 150 mm por mês. Resumindo o cálculo, a cada metro quadrado de telhado, serão coletados 150 litros de água da chuva em um mês por metro quadrado, e para nosso exemplo, 7.500 litros (7,5 m³) por mês nesta casa, equivalendo a mais de 40% do consumo da residência.

Claro que a água da chuva não deve ser utilizada diretamente para todas as funções da casa, por não ser tratada. Assim, recolhida e utilizada sem tratamento, ela se aplica perfeitamente para utilizarmos nos vasos sanitários, tanques de lavar roupa, torneiras externas para irrigar jardim, hortas, lavar calçadas e carros.

O recolhimento dessa água também é bastante simples, através de calhas que levam a água até um reservatório exclusivo para água da chuva. Este reservatório pode ficar pouco abaixo do nível das calhas e utilizado diretamente por gravidade aos seus destinos, ou ser bombeado até um reservatório mais elevado, mas isso teria custo a mais da bomba e da energia elétrica para acioná-la.


Usando a água da pia para dar descarga:



Dar descarga pode se tornar algo mais inteligente e sustentável. O sistema é simples e capaz de evitar que 19 mil m3 de água potável escorram, literalmente, ralo abaixo todos os anos.

O sistema pode ser facilmente instalado em qualquer sanitário. A água que cai da pia passa por um filtro que limpa e retira as partículas mais pesadas. Depois essa água vai para um depósito localizado em baixo do lavabo. Quando alguém utiliza a descarga do vaso, um dispositivo bombeia a água que estava armazenada para o tanque do vaso e a utiliza na próxima descarga.


É POSSIVEL QUE ATRAVEZ DE MEDIDAS SIMPLES CONSIGAMOS FAZER UMA GRANDE DIFERENÇA:
“SER A MUDANÇA QUE VOCÊ QUER VER NO MUNDO”.

0 comentários:

Postar um comentário


Você sabia?!


- Há falta de água em pelo menos 26 países, afetando cerca de 232 milhões de pessoas.

- Um milhão de litros de água, são gastos para se produzir mil quilos de papel, e 2.750.000 litros para se produzir mil quilos de borracha !

- O homem pode gastar 50 litros de água somente numa rápida ducha de 3 minutos!

- Você se importa com a qualidade da água que consome? Saiba que 80% dos leitos hospitalares, nos paises em desenvolvimento, são ocupados por pacientes acometidos por doenças de veiculação hídrica.


- Mais de 90% dos esgotos domésticos e cerca de 70% dos efluentes industriais não tratados são lançados nos corpos d'água.

- Para cada 1.000 litros de água utilizada pelo homem resultam 10.000 litros de água poluída (ONU, 1993).


- A partir de 1950 o consumo de água, em todo o mundo, triplicou. O consumo médio de água, por habitante, foi ampliado em cerca de 50%.

Você desliga a torneira ao escovar os dentes?

Quantos litros de água você gasta por dia?

Quanto tempo você gasta para tomar banho?