Água, fonte de vida.

"Porque preservar é preciso"

A ONG NEMA CUMURU - Núcleo de Estudos do meio ambiente de Cumuruxatiba- realiza um projeto de preservação ambiental que consiste em revitalizar a nascente do “Rio da Barrinha”, devido a preservação dos recursos hidricos no sul da bahia. O Rio percorre quase toda a extensão do centro da cidade, como vemos nas imagens a seguir tiradas por satélite:



1 .Este projeto prevê o plantio de 2.000 mudas em um raio de 50m ao redor da nascente. Suas principais atividades serão:


1.1. Autorização do proprietário - Deverá ser assinado com o proprietário do local, onde está a nascente, um documento em que ele autorize a realização do projeto e se comprometa em cooperar para a manutenção da área replantada.

1.2. Isolamento da área de plantio - Após o termo de autorização será necessário cercar a área onde será realizado o plantio das mudas. Para o cercamento de bovinos será necessário providenciar:
a. 1.650 metros de arame galvanizado com diâmetro mínimo de 1,6 mm e alta resistência à ruptura (350 Kgf) - para cerca com 3 arames;
b. Mourões (postes, esteios ou esticadores) de eucalipto tratado, roliços, com diâmetro entre 15 e 20 cm e com 2,30 ou 2,50cm de altura. O topo deve ser chanfrado para evitar infiltração de água;
c.Componentes diversos para montagem da cerca.

1.3. Local para recebimento das mudas - O local para recebimento das mudas deverá ser preparado antes da chegada das mesmas e do adubo. Deverá ficar próximo ao local de plantio e de fácil cuidado para que as mudas não sofram até o plantio definitivo.

1.4. Limpeza do terreno - A área cercada com arame deverá ser limpa de matos e ervas, evitando-se cortar pequenas mudas que possam existir no local. O terreno não deverá ser muito revolvido e em nenhuma hipótese o mato retirado será queimado.

1.5. Marcação das covas - A marcação das covas será realizada a partir de um centro estimado para as nascentes. Serão traçados círculos concêntricos com diâmetros crescentes de 2 em 2 metros até 50 metros. Em seguida em cada círculo serão marcados pontos distantes aproximadamente 2 metros uns dos outros, cuidando-se para as marcações de círculos vizinhos não fiquem alinhadas.

1.6. Abertura das covas - Em cada ponto marcado serão abertas covas com dimensões aproximadas de 30 cm de diâmetro por 40 cm de profundidade. Em cada cova será aplicado 6 litros de esterco de curral (20% do volume da cova) ou 3 litros de esterco de galinha (10% do volume da cova).

1.7. Transporte das mudas e adubos - As mudas e adubos deverão ser transportadas desde o local de produção até o local de plantio.

1.8. Mobilização para o mutirão - A comunidade deverá ser mobilizada nos diversos níveis para participar do mutirão de plantio.

1.9. Mutirão de plantio - Nos dias determinados para o plantio as pessoas deverão ser deslocadas até a área de realização dos trabalhos.
2 Cuidados e manutenção das mudas - Após o plantio será estabelecido o plano de cuidados e manutenção das mudas, acertados com o proprietário. Deverá haver um controle, em períodos pré-estabelecidos, destes cuidados.

Foi feita uma avaliação da nascente do rio barrinha, e constatou-se que a represa e a nascente do rio estão em péssimo estado, sem mata ciliar e com muitos elementos tóxicos, como vemos nas imagens abaixo:



SEM MATA CILIAR




COM LIXO

0 comentários:

Postar um comentário


Você sabia?!


- Há falta de água em pelo menos 26 países, afetando cerca de 232 milhões de pessoas.

- Um milhão de litros de água, são gastos para se produzir mil quilos de papel, e 2.750.000 litros para se produzir mil quilos de borracha !

- O homem pode gastar 50 litros de água somente numa rápida ducha de 3 minutos!

- Você se importa com a qualidade da água que consome? Saiba que 80% dos leitos hospitalares, nos paises em desenvolvimento, são ocupados por pacientes acometidos por doenças de veiculação hídrica.


- Mais de 90% dos esgotos domésticos e cerca de 70% dos efluentes industriais não tratados são lançados nos corpos d'água.

- Para cada 1.000 litros de água utilizada pelo homem resultam 10.000 litros de água poluída (ONU, 1993).


- A partir de 1950 o consumo de água, em todo o mundo, triplicou. O consumo médio de água, por habitante, foi ampliado em cerca de 50%.

Você desliga a torneira ao escovar os dentes?

Quantos litros de água você gasta por dia?

Quanto tempo você gasta para tomar banho?